O que nos distingue verdadeiramente é a nossa Cultura de Parceria.
Parceria com os nossos clientes, com a sociedade, connosco próprios.
Na CS’Associados assumimos os objetivos dos nossos clientes e trabalhamos lado a lado para, em conjunto, os atingir.
Assumimos o compromisso de prestar serviços eticamente exigentes e responsáveis, contribuindo positivamente para a criação de valor de longo prazo para uma economia sustentável e uma sociedade equilibrada.
E a parceria começa, antes de mais, entre nós. Acreditamos que o talento agregado e a sua organização horizontal, por pares e entre pares, produzem os melhores resultados. Mais do que uma mera soma de talentos individuais, acreditamos num escritório de advogados que funciona como uma só equipa. A todos os níveis. No perfil do trabalho, na ética adquirida, no trabalho quotidiano e no sentimento de pertença e responsabilidade. São todos estes fatores que contribuem para uma elevada taxa de retenção de talento.
A Sociedade integra como Consultor Rui Pinto Duarte, advogado com vasta experiência e enorme prestígio na arbitragem de litígios.
Tendo intervindo em mais de 100 processos arbitrais, frequentemente como árbitro presidente, Rui Pinto Duarte vem consolidar e complementar a equipa da prática de Contencioso e Arbitragem, para além do seu envolvimento em assuntos correlacionados com outras áreas de prática da sociedade.
Professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa, Rui Pinto Duarte é ainda autor de vários livros e de mais de 50 artigos sobre diversos temas jurídicos, nomeadamente nas áreas do Direito dos Contratos, do Direito das Sociedades, dos Direitos Reais e do Direito Bancário.
A CS Associados integra a Margarida Rosado da Fonseca como Consultora e responsável pela área de Direito da União Europeia e Concorrência, com o objetivo de consolidar a prática numa área considerada chave para os seus Clientes.
Margarida Rosado da Fonseca tem um percurso profissional reconhecido nesta área tanto no exercício da Advocacia, como no desempenho do cargo de Diretora do Departamento de Concentrações na Autoridade da Concorrência e de jurista especialista na ESAME - Estrutura de Acompanhamento dos Memorandos celebrados ao abrigo do Programa de Assistência Económica e Financeira do FMI/CE/BCE, onde participou na implementação de medidas respeitantes à transposição do Direito da União Europeia em geral e na revisão do enquadramento jurídico nacional de Concorrência e dos reguladores setoriais (entre 2011 e 2013).
Tem o título de Advogada Especialista nesta área desde 2007, atribuído pela Ordem dos Advogados e é autora de inúmeros artigos doutrinais sobre Direito da União Europeia e Direito da Concorrência. Atualmente desempenha os cargos de Secretária-Geral do CAPDC - Círculo dos Advogados Portugueses de Direito da Concorrência e da APDE - Associação Portuguesa de Direito Europeu e já integrou júris das Provas Orais de cursos de Formação de Magistrados para os Tribunais Judiciais.
David Oliveira Festas, até agora Associado Sénior, das áreas de Societário, Fusões e Aquisições e Mercado de Capitais, tem estado envolvido em várias ofertas públicas de aquisição, em processos de fusão e aquisição de sociedades e tem sido consultado por diversas entidades em assuntos societários, de mercado de capitais e de "corporate governance". David Oliveira Festas é Professor na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa desde 2001, onde obteve os graus de Mestre e Doutor em Direito.
Pedro Duro, até agora Consultor, integrou a sociedade em janeiro de 2015 para criar a área de Penal, Contraordenações e Compliance. O advogado foi ainda jurista na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, Diretor-Adjunto do Gabinete de Política Legislativa e Planeamento do Ministério da Justiça e Inspetor-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.
A CS'Associados passa a contar com 13 sócios.
O advogado João Gonçalo Galvão, até aqui Associado Sénior das áreas de Comercial e Societário, Fusões e Aquisições e Private Equity, é admitido como Sócio a 1 de janeiro de 2016.
Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Mestre em Direito e Gestão pela Faculdade de Economia e Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, João Gonçalo Galvão iniciou a sua carreira profissional na PLMJ - A. M. Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice & Associados tendo integrado a Campos Ferreira, Sá Carneiro & Associados no momento da sua constituição.
Para dar continuidade à aposta na especialização das áreas de prática consideradas chave para os seus Clientes, a CS Associados reforça a sua equipa através da integração de André Salgado de Matos como Consultor, responsável pelo desenvolvimento da área de Direito Público.
André Salgado de Matos tem um percurso académico reconhecido, traduzido em diversas publicações, sendo atualmente assistente da Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e encontrando-se em fase final da preparação de doutoramento.
Em paralelo, tem desenvolvido atividade relevante como advogado e jurisconsulto de entidades públicas e privadas em matérias de direito público e de produção legislativa.
O advogado responsável pelas áreas de Contencioso/Arbitragem e Reestruturação de Empresas/Insolvência, até agora consultor sénior da sociedade, foi admitido como Sócio.
João Maria Pimentel integrou a sociedade em fevereiro de 2011, transitando da Uría Menéndez-Proença de Carvalho onde era associado principal, para criar as duas áreas das quais é responsável.
Com esta mudança a CS Associados passa agora a contar com 9 sócios - Fernando Campos Ferreira, Francisco Sá Carneiro, Maria Castelos, Martim Morgado, Duarte Brito de Goes, Bernardo Abreu Mota, António Rocha Mendes, António Rocha Alves e João Maria Pimentel.
António Rocha Alves, até agora Associado Sénior, é admitido como Sócio.
Integra a CS Associados desde a sua constituição e tem tido um papel fundamental nas áreas de Bancário e Financeiro, Mercado de Capitais e Seguros.
Em 1998, terminou a sua licenciatura em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo sido convidado - ainda durante os estudos - para lecionar a cadeira de Direito das Obrigações, o que fez até 2011.
Iniciou a sua carreira como advogado na PLMJ - A.M. Pereira, Sáragga Leal, Oliveira Martins, Júdice & Associados e concluiu o mestrado em 2005, com uma tese sobre a Responsabilidade Civil pelo Prospeto.
António Rocha Alves tem trabalhado com muitos dos principais bancos portugueses e instituições financeiras, assim como vários bancos estrangeiros que atuam em Portugal e nos países de língua portuguesa. Esta mudança veio, por um lado, fortalecer a área de Bancário e Financeiro e, por outro, dar respostas às solicitações crescentes do mercado jurídico, nomeadamente na vertente regulatória do sector bancário.
A Campos Ferreira, Sá Carneiro & Associados foi distinguida com o prémio "Client Service Law Firm of the Year 2011" para Portugal na cerimónia dos "Chambers Europe Awards for Excellence" que decorreu no dia 5 de maio em Amesterdão.
Esta distinção é atribuída pelo diretório internacional Chambers & Partners com base num processo de pesquisa independente e exaustivo junto de Clientes e advogados, premiando as sociedades europeias que se destacam pelo trabalho desenvolvido no último ano, bem como pelo crescimento estratégico e excelência no serviço ao Cliente.
A publicação Iberian Lawyer faz um retrato da CS'Associados, um ano e meio após a sua constituição.
Os fatores que motivaram a constituição da nova sociedade, o processo de integração das duas equipas, a proximidade ao Cliente, o baixo rácio sócio/advogado, a homogeneidade entre sócios e o seu permanente envolvimento em todo o processo de aconselhamento jurídico são apenas alguns pontos abordados no artigo publicado pela revista que faz um balanço detalhado dos primeiros tempos da sociedade.
Para continuar a garantir a máxima qualidade e especialização nas áreas de prática consideradas chave para os seus Clientes, a CS Associados reforça a sua equipa através da contratação de João Maria Pimentel que transita da Uría Menéndez - Proença de Carvalho onde era Associado Principal para integrar esta sociedade como consultor sénior, responsável pela criação das áreas de Contencioso/Arbitragem e Reestruturação de Empresas/Insolvência.
João Maria Pimentel é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Católica do Porto. Depois de 5 anos a exercer advocacia em Macau, regressa a Portugal e integra a sociedade Vasconcelos, F. Sá Carneiro, Fontes & Associados que se veio a fundir mais tarde com a Uría Menéndez.
O projeto de financiamento do Troço Poceirão-Caia do TGV vence o prémio "European High Speed Rail Deal of the Year 2010" atribuído pela publicação especializada "Euromoney Project Finance Magazine".
A CS Associados é uma das firmas envolvidas nesta transação assessorando os bancos comerciais em tudo o que está relacionado com Direito Financeiro.
O advogado responsável pela área Fiscal, até aqui Consultor da sociedade, é admitido como Sócio. Com esta mudança a CS'ASssociados passa a contar com 7 sócios - Fernando Campos Ferreira, Francisco Sá Carneiro, Maria Castelos, Martim Morgado, Duarte Brito de Goes, Bernardo Abreu Mota e, agora também, António Rocha Mendes.
Após um período inicial de 6 meses nas instalações provisórias da Avenida Fontes Pereira de Melo, a CS Associados inaugura no dia 1 de junho de 2010 o seu escritório no 8º andar da Avenida da Liberdade, 249.
Para garantir uma linha de excelência e especialização em todas as áreas de prática, a CS'Associados alarga as suas competências passando a incluir a área de Direito Fiscal, integrando António Rocha Mendes, até então sócio da Cuatrecasas Gonçalves Pereira, que passa a fazer parte da sociedade como Consultor.
Pós-graduado em Fiscalidade pelo Instituto Superior de Gestão e com um LL.M. em International Tax pela Boston University School of Law, António Rocha Mendes assume a responsabilidade de iniciar a área de Direito Fiscal.
A sociedade Campos Ferreira, Sá Carneiro & Associados constitui-se formalmente no dia 30 de dezembro de 2009.
Este dia marca a concretização de um projeto que elegeu como prioridade o estabelecimento de uma relação profissional de proximidade com os seus Clientes, consubstanciada na qualidade dos serviços jurídicos prestados, nomeadamente através do envolvimento direto e permanente dos seus sócios em todo o processo de aconselhamento jurídico.
Os sócios fundadores da nova sociedade foram Fernando Campos Ferreira, Francisco Sá Carneiro, Maria Castelos, Martim Morgado, Duarte Brito de Goes e Bernardo Abreu Mota.
A 16 de novembro de 2009 equipas provenientes de duas das mais prestigiadas sociedades de advogados da Península Ibérica juntam-se nas instalações provisórias da Avenida Fontes Pereira de Melo, em Lisboa, ainda sem nome e sem sociedade constituída,
Ao todo, 29 pessoas estão no arranque desta nova sociedade de advogados - 6 sócios, 15 advogados e 8 colaboradores.