Instituições Financeiras

O setor financeiro desempenha uma função essencial na economia, na medida em que intermedeia a poupança e o investimento produtivo, essencial para o crescimento e o desenvolvimento económico.

Trata-se igualmente de um setor que se depara com alguns desafios estruturais, tais como as exigências regulatórias acrescidas, a concorrência de agentes sujeitos sujeitos a um enquadramento regulatório menos exigente, a transição digital e os respetivos custos, bem como a rentabilidade dos capitais próprios, num contexto de exigências crescentes no plano dos fundos próprios e de incerteza e instabilidade política, social e económica.

A CS’Associados tem um longo e reconhecido track record na assessoria a bancos, empresas de seguros, empresas de investimento, fundos de investimento, sociedades de capital de risco, fundos de pensões, nacionais e internacionais, quer em serviços de cariz transacional e quer de aconselhamento em aspetos relacionados com a respetiva atividade.

Nesse sentido, temos prestado assessoria regular em financiamento nas suas diversas tipologias, em joint ventures nas áreas do financiamento automóvel e da distribuição de seguros, em operações de titularização, na emissão e/ou contratualização de instrumentos destinados a reforçar fundos próprios, operações de desinvestimento em ativos não produtivos ou não estratégicos, entre outras.

Instituições Financeiras

Track Record

Operação de titularização sintética de uma carteira de empréstimos de um banco tendo por finalidade a transferência significativa de risco e consequente libertação de provisões;

Operação de financiamento para cumprimento dos requisitos de fundos próprios e passivos elegíveis (MREL) de um banco;

Reorganização da área de gestão de ativos de um dos maiores grupos bancários portugueses;

Apoio a um investidor na aquisição de um banco português.